Atlas Linguístico do Brasil - ALiB

Linha de Pesquisa:
Dialetologia e Sociolinguística
Resumo:

O Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB) – empreendimento de grande amplitude, de caráter nacional, em desenvolvimento – tem por meta a realização de um atlas geral do Brasil no que diz respeito à língua portuguesa. Desejo que permeia a atividade dialetal no Brasil, durante todo o desenvolvimento dos estudos linguísticos e filológicos, ganha corpo nesse final/começo de milênio, a partir de iniciativa de um grupo de pesquisadores do Instituto de Letras. Mais uma vez a UFBA assume atitude pioneira ao empreender a concretização dessa proposta que se realiza como projeto conjunto que envolve hoje nove Universidades. Durante o III Congresso de Dialetologia e Sociolinguística (III CIDS), realizado em Londrina, em homenagem às Profas Suzana Cardoso e Jacyra Mota, em outubro de 2014, ocorreu o lançamento dos dois primeiros volumes do ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL, publicados pela EDUEL. O volume I é o de Introdução e o Volume II apresenta 159 cartas linguísticas, com dados de 25 capitais de estado. Os volumes publicados foram entregues ao Reitor da Universidade Federal da Bahia pela equipe ALiB/Bahia, em 24/10/14. Atualmente, encontram-se em andamento os volumes III, IV e V.

Pesquisadores do PPGLinC envolvidos

Jacyra Andrade Mota

Gredson Santos

Josane Moreira de Oliveira

Juliana Ludwig Gayer

Rerisson Cavalcante de Araujo

Marcela Moura Torres Paim

Silvana Soares Costa Ribeiro

Convênios nacionais e internacionais

Convênio Nacional do Projeto Atlas Linguístico do Brasil - Universidade Federal da Bahia – com a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Londrina.