INSCRIÇÃO PARA MINICURSO:
EDIÇÃO DE TEXTOS, TRADIÇÕES DISCURSIVAS E O ESTUDO DA HISTORICIDADE DA LÍNGUA E DO TEXTO
Matéria sobre o Minicurso no Portal do Arquivo Nacional: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/minicurso-marca-lancamento-do-glossario-de-historia-luso-brasielira
O Arquivo Nacional disponibiliza a seu público Glossário de História Luso-brasileira, novo site temático da instituição, como parte do portal "O Arquivo Nacional e a História Luso-brasileira". Para marcar o lançamento, a professora Eliana Correia Brandão Gonçalves e o professor Phablo Roberto Marchis Fachin (USP) conduzirão o minicurso Edição de textos, tradições discursivas e o estudo da historicidade da língua e do texto. A apresentação será de Maria Elizabeth Brêa Monteiro, pesquisadora do AN.
A atividade ocorrerá em 29 de março, das 14h00 às 17h00, dentro da Plataforma Zoom, e contará com emissão de certificados para os participantes. As vagas são limitadas. Confira a chamada para o minicurso Edição de textos, tradições discursivas e o estudo da historicidade da língua e do texto, e faça a sua inscrição pelo link is.gd/TradicoesDiscursivas: Para mais informações para cultura@an.gov.br.
RESUMO:
O minicurso apresenta aspectos fundamentais da historicidade dos textos e da língua, com base na práxis de edição de textos, em articulação com o conceito e a análise do modelo teórico-metodológico de Tradições Discursivas. A partir de cuidadosa análise filológica, observamos que certos modos de dizer são compartilhados historicamente, no plano textual-discursivo, em certas modalidades textuais. Esses modos de dizer são resultantes das experiências coletivas de uso da língua e dos textos, em diferentes situações sociocomunicativas, e podem ser identificados cronológica e contextualmente. Desse modo, ter noções de Filologia, conhecer as implicações do processo de edição de um texto, e do modelo de Tradições Discursivas é essencial para todas as áreas do conhecimento que lidam com pesquisas pautadas na documentação histórica. O minicurso terá por fontes de análise - linguística e histórica das práticas sociais de ler e de escrever – edições de documentos históricos dos séculos XVIII e XIX de alguns gêneros textuais, sendo destinado a estudantes, professores e professoras da educação básica, pesquisadores e demais interessados pelas pesquisas com textos históricos.