Linhas de Pesquisa
Área 1 - HISTÓRIA E FUNCIONAMENTO DAS LÍNGUAS NATURAIS
Linguística Histórica, Filologia e História da Cultura Escrita:
Esta linha abrange pesquisas que objetivam descrever e analisar processos de mudança que afetam as línguas naturais; descrever e analisar sincronias passadas das línguas naturais; estudar os modos de produção, transmissão, circulação, recepção e preservação dos textos, sobretudo verbais, mas também não verbais; construir diferentes tipos de edições especializadas; analisar, em perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar, o desenvolvimento histórico das práticas sociais de ler e de escrever e a diversidade de funções e de distribuição da leitura e da escrita nas sociedades.
Dialetologia e Sociolinguística:
Esta linha compreende a análise da variação e da mudança linguísticas, consideradas nas perspectivas espacial, social e do contato entre línguas nos diversos níveis de análise linguística. O estudo dos fatos linguísticos desenvolve-se dentro dos princípios teóricos e metodológicos da Dialetologia e/ou da Sociolinguística, abarcando diferentes perspectivas teóricas e levando em conta a inter-relação entre aspectos históricos, espaciais, sociais, culturais, étnicos e identitários.
Teoria da Gramática:
Esta linha integra estudos nas áreas de sintaxe, morfologia, semântica, fonologia ou interfaces, em perspectiva inter ou intralinguística. São de interesse desta linha pesquisas descritivas e teóricas sobre fenômenos relacionados à arquitetura da gramática, à aquisição da linguagem, à variação e à mudança linguísticas. Os trabalhos devem contribuir para o avanço dos estudos formais na área da linguagem, acrescentando mais fatos à adequação descritiva e à adequação explicativa e com vistas ao desvendamento das características e do funcionamento da faculdade da linguagem.
Linguística Histórica, Filologia e História da Cultura Escrita
Docentes
- Alícia Duhá Lose
- Américo Venâncio Lopes Machado Filho
- Antônia Vieira dos Santos
- Ariadne Almeida
- Arivaldo Sacramento
- Carlos Felipe Pinto
- Célia Marques Telles
- Edivalda Araújo
- Eliana Correia Brandão Gonçalves
- Emília Helena Portella Monteiro de Souza
- José Amarante Santos Sobrinho
- Juliana Soledade Coelho
- Norma Suely da Silva Pereira
- Risonete Batista de Souza
- Tânia Conceição Freire Lobo
Dialetologia e Sociolinguística
Docentes
- Alan Baxter
- Américo Venâncio Lopes Machado Filho
- Carlos Felipe Pinto
- Danniel da Silva Carvalho
- Dante Lucchesi
- Gredson dos Santos
- Jacyra Andrade Mota
- Josane Moreira de Oliveira
- Juliana Escalier Ludwig Gayer
- Manuele Bandeira
- Marcela Moura Torres Paim
- Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva
- Rerisson Cavalcante de Araújo
- Silvana Soares Costa Ribeiro
Teoria da Gramática
Docentes
- Carlos Felipe Pinto
- Danniel da Silva Carvalho
- Edivalda Araújo
- João Paulo Lazzarini Cyrino
- Juliana Escalier Ludwig Gayer
- Lílian Teixeira de Sousa
- Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva
- Rerisson Cavalcante de Araújo
- Sonia Maria Lazzarini Cyrino
Área 2 - LINGUAGEM E INTERAÇÃO
Linguística Aplicada:
Esta linha compreende e integra estudos em Linguística Aplicada, considerando as suas diferentes configurações teóricas e metodológicas e a sua relação com variadas áreas do saber, com enfoque no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas, nas políticas linguísticas, nas políticas de ensino de línguas, nos multiletramentos, nas tecnologias educacionais e nos estudos interculturais e críticos relativos às diversificadas práticas sociais da linguagem na contemporaneidade.
Linguagem, Cognição e Discurso:
Esta linha abarca estudos interdisciplinares acerca de interconexões entre linguagens, cognição, texto e discurso, bem como entre cultura, sociedade, história e ideologia, com base em premissas da Linguística Cognitiva e/ou da Teoria da Complexidade e/ou da(s) Análise(s) de Discurso e/ou da Linguística Textual , ainda, de outras áreas do saber. Três são as perspectivas da linha: linguagem e cognição, linguagem e discurso e linguagem e texto podendo ser o viés metodológico quantitativo, ou qualitativo, ou, ainda, quali-quantitativo; a abordagem, sincrônica ou diacrônica, e o corpus, mono ou multimodal.
Aquisição de Línguas, Tradução e Acessibilidade:
Esta linha integra estudos sobre a aquisição de línguas orais e sinalizadas como L1 e/ou L2 e/ou LE, sobre as dificuldades e distúrbios que afetam a aquisição ou que resultam na desagregação do sistema linguístico tanto no que diz respeito à fala, quanto à escrita, e sobre a acessibilidade, através da interpretação∕tradução e da criação e adaptação de materiais e procedimentos inerentes aos processos de legendagem, audiodescrição e edição de audiolivros. A linha também acolhe estudos relacionados à prática de tradução e sua relação com a intermediação e recriação linguística.
Linguística Aplicada
Docentes
- Domingos Sávio Pimentel
- Edleise Mendes
- Felipe Flores Kupske
- Fernanda Mota Pereira
- Gilvan Muller de Oliveira
- Júlio Neves Pereira
- Lívia Baptista
- Márcia Paraquett
- Maria Luísa Ortiz Alvarez
- Simone Bueno
Linguagem, Cognição e Discurso
Docentes
- Adriana Santos Batista
- Ariadne Almeida
- Daniele de Oliveira
- Iracema Luíza de Souza
- Juliana Soledade
- Júlio Neves Pereira
- Lícia Maria Bahia Heine
Aquisição de Línguas, Tradução e Acessibilidade
Docentes
- Antonio Messias Nogueira da Silva
- Denise Chaves de Menezes Scheyerl
- Elizabeth Reis Teixeira
- Felipe Flores Kupske
- José Amarante Santos Sobrinho
- Silvia La Regina
- Sílvia Maria Guerra Anastácio