Linhas de Pesquisa

Área 1

Linguística Histórica, Filologia e História da Cultura Escrita:

Esta linha abrange pesquisas que objetivam descrever e analisar processos de mudança que afetam as línguas naturais; descrever e analisar sincronias passadas das línguas naturais; estudar os modos de produção, transmissão, circulação, recepção e preservação dos textos, sobretudo verbais, mas também não verbais; construir diferentes tipos de edições especializadas; analisar, em perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar, o desenvolvimento histórico das práticas sociais de ler e de escrever e a diversidade de funções e de distribuição da leitura e da escrita nas sociedades.

Dialetologia e Sociolinguística:

Esta linha compreende a análise da variação e da mudança linguísticas, consideradas nas perspectivas espacial, social e do contato entre línguas nos diversos níveis de análise linguística. O estudo dos fatos linguísticos desenvolve-se dentro dos princípios teóricos e metodológicos da Dialetologia e/ou da Sociolinguística, abarcando diferentes perspectivas teóricas e levando em conta a inter-relação entre aspectos históricos, espaciais, sociais, culturais, étnicos e identitários.

Teoria da Gramática:

Esta linha integra estudos nas áreas de sintaxe, morfologia, semântica, fonologia ou interfaces, em perspectiva inter ou intralinguística. São de interesse desta linha pesquisas descritivas e teóricas sobre fenômenos relacionados à arquitetura da gramática, à aquisição da linguagem, à variação e à mudança linguísticas. Os trabalhos devem contribuir para o avanço dos estudos formais na área da linguagem, acrescentando mais fatos à adequação descritiva e à adequação explicativa e com vistas ao desvendamento das características e do funcionamento da faculdade da linguagem.

Distribuição dos professores por linha de pesquisa e link para acessar o currículo Lattes:

Linguística Histórica, Filologia e História da Cultura Escrita

Docentes

  • Alan Baxter
  • Alícia Duhá Lose
  • Américo Venâncio Lopes Machado Filho
  • Antônia Vieira dos Santos
  • Ariadne Almeida
  • Carlos Felipe Pinto
  • Célia Marques Telles
  • Edivalda Araújo
  • Eliana Correia Brandão Gonçalves
  • Emília Helena Portella Monteiro de Souza
  • José Amarante Santos Sobrinho
  • Juliana Soledade Coelho
  • Norma Sueli da Silva Pereira
  • Risonete Batista de Souza
  • Tânia Conceição Freire Lobo
  • Zenaide de Oliveira Novaes Carneiro

Dialetologia e Sociolinguística

Docentes

  • Alan Baxter
  • Américo Venâncio Lopes Machado Filho
  • Carlos Felipe Pinto
  • Danniel da Silva Carvalho
  • Dante Lucchesi
  • Gredson dos Santos
  • Jacyra Andrade Mota
  • Josane Moreira Oliveira
  • Juliana Escalier Ludwig Gayer
  • Marcela Moura Torres Paim
  • Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva
  • Rerisson Araújo Cavalcante
  • Silvana Soares Costa Ribeiro

Teoria da Gramática

Docentes

  • Carlos Felipe Pinto
  • Danniel da Silva Carvalho
  • Edivalda Araújo
  • Juliana Escalier Ludwig Gayer
  • Lílian Teixeira de Sousa
  • Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva
  • Rerisson Araújo Cavalcante

Área 2

Linguística Aplicada:

Esta linha compreende e integra estudos em Linguística Aplicada, considerando as suas diferentes configurações teóricas e metodológicas e a sua relação com variadas áreas do saber, com enfoque no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas, nas políticas linguísticas, nas políticas de ensino de línguas, nos multiletramentos, nas tecnologias educacionais e nos estudos interculturais e críticos relativos às diversificadas práticas sociais da linguagem na contemporaneidade.
 

Linguagem, Cognição e Discurso:

Esta linha abarca estudos interdisciplinares acerca de interconexões entre linguagens, cognição, texto e discurso, bem como entre cultura, sociedade, história e ideologia, com base em premissas da Linguística Cognitiva e/ou da Teoria da Complexidade e/ou da(s) Análise(s) de Discurso e/ou da Linguística Textual , ainda, de outras áreas do saber. Três são as perspectivas da linha: linguagem e cognição, linguagem e discurso e linguagem e texto podendo ser o viés metodológico quantitativo, ou qualitativo, ou, ainda, quali-quantitativo; a abordagem, sincrônica ou diacrônica, e o corpus, mono ou multimodal.
 

Aquisição de Línguas, Tradução e Acessibilidade:

Esta linha integra estudos sobre a aquisição de línguas orais e sinalizadas como L1 e/ou L2 e/ou LE, sobre as dificuldades e distúrbios que afetam a aquisição ou que resultam na desagregação do sistema linguístico tanto no que diz respeito à fala, quanto à escrita, e sobre a acessibilidade, através da interpretação∕tradução e da criação e adaptação de materiais e procedimentos inerentes aos processos de legendagem, audiodescrição e edição de audiolivros. A linha também acolhe estudos relacionados à prática de tradução e sua relação com a intermediação e recriação linguística.

Linguística Aplicada

Docentes

  • Antonio Messias Nogueira da Silva
  • Denise Zoghbi
  • Domingos Sávio Pimentel
  • Edleise Mendes
  • Felipe Flores Kupske
  • Fernanda Mota Pereira
  • Gilvan Muller de Oliveira
  • Iracema Luíza de Souza
  • Lívia Baptista
  • Márcia Paraquett
  • Maria Luísa Ortiz
  • Simone Bueno

Linguagem, Cognição e Discurso

Docentes

  • Adriana Santos Batista
  • Ariadne Almeida
  • Daniele de Oliveira
  • Iracema Luíza de Souza
  • Juliana Soledade
  • Lícia Maria Bahia Heine

Aquisição de língua, tradução e acessibilidade

Docentes
  • Denise Chaves de Menezes Scheyerl
  • Elizabeth Reis Teixeira
  • Felipe Flores Kupske
  • José Amarante Santos Sobrinho
  • Silvia La Regina
  • Sílvia Maria Guerra Anastácio
 
 

 

Português, Brasil