Nucleação

Desde o desmembramento do PPGLL, consolidou-se a contribuição da PPGLinC para a formação pós-graduada no Estado da Bahia, sendo beneficiados educadores de instituições do estado que têm a sua formação adquirida no Programa, como, por exemplo, UESC (Ilhéus-Itabuna), UESB (Vitória da Conquista, Jequié etc.), UEFS (Feira de Santana), UNEB (Caetité, Conceição do Coité, Guanambi, Salvador, entre outros campi), instituições particulares, como Faculdade Jorge Amado, UNIME e UNIFACS (Salvador). Ainda, novos campi da UFBA e novas IES federais no estado tem recebido egressos de nosso Programa em seu corpo docente, ao tempo que recebemos novos alunos oriundos dessas instituições.
 
Deve-se salientar que esta contribuição tem ultrapassado as fronteiras do estado da Bahia, pois alunos de diversas procedências submetem-se à seleção do Programa, o que demonstra a visibilidade do Programa nas diversas regiões do país. Além da Bahia, o PPGLinC tem atraído e recebido alunos oriundos de várias regiões de Sergipe, Acre, Espírito Santo, Alagoas, Ceará, Amazonas, entre outros. 
 
No plano social e educacional, destaca-se a participação de docentes do PPGLinC na implantação do sistema de reserva de vagas para atendimento das demandas sociais. A Profa. Elizabeth Teixeira coordena projetos relacionados aos Estudos da Surdez e LIBRAS, culminando com a formação de vários intérpretes de Libras pela UFBA em parceria com a UFSC. Dessa forma, na seleção para aluno regular, em 2018, o edital previu, do total de vagas de mestrado e de doutorado, 30% de vagas reservadas para candidatos negros (pretos e pardos). Além dessas, 10% de vagas supranumerárias foram ofertadas, sendo uma para cada uma das categorias de identificação, a saber: Indígena, Quilombola, Pessoa com Deficiência e Pessoa Trans. 
 
Além disso, professores do PPGLinC têm acolhido nos seus projetos de pesquisa, através do PIBIC-JR, estudantes do segundo grau, contribuindo para  a  formação de alunos da escola pública. Outra ação de integração social ocorre através do Projeto PERMANECER (específico para Ações Afirmativas). 
 
Faz-se relevante mencionar a atuação de vários pesquisadores docentes e discentes do PPGLinC no Núcleo Permanente de Extensão em Letras do ILUFBA (NUPEL), o qual atende alunos de línguas, materna e estrangeiras, oriundos de comunidades desfavorecidas através de bolsas de estudos totalmente subsidiadas.

 

Português, Brasil