Visibilidade

Desde 2014, a Universidade Federal da Bahia publica a AGENDA UFBA. Todos os eventos da Pós-Graduação, assim como defesas e exames de qualificação integram hoje essa plataforma que faz parte do Portal da UFBA, podendo ser acessada pelo endereço: www.agenda.ufba.br, e recebe em torno de seis a sete mil visitas por dia.
 
Além disso, as informações sobre o PPGLinC-UFBA,– proposta e estrutura do programa, projetos e linhas de pesquisa, corpo docente, manual de seleção, informações sobre processo de seleção, processos de bolsistas etc. estão disponíveis no novo endereço  <www.ppglinc.letras.ufba.br>. Na página do PPGLinC na internet, o estudante tem acesso a informações dos órgãos de controle e financiamento como resoluções, portarias, atas de reuniões, deliberações etc. Com a implementação do SIGAA-UFBA, os alunos poderão, a partir de 2019, obter o máximo possível de informações no tocante à sua vida acadêmica, assim como acessar documentos públicos do Programa.
 
Docentes e discentes do PPGLinC têm participado de um número considerável de eventos científicos no Brasil e no exterior, o que permite uma publicização tanto das pesquisas desenvolvidas pelos corpos docente e discente do Programa, como a interação com outros pesquisadores e instituições. Foram 204 apresentações de trabalhos das mais diversas naturezas: conferências e palestras, apresentação de comunicações orais, pôsteres entre outros.
 
Além disso, houve algumas visitas acadêmicas de professores do Programa em IES no Brasil para desenvolvimento de trabalhos de seus projetos de pesquisa. Como ilustração, o professor Danniel da Silva Carvalho fez visitas acadêmicas com o intuito de discutir seus projetos de pesquisa em algumas instituições na região Nordeste, como a UFAL, a UFPE e UFRPE. A professora Silvana Ribeiro também realizou visita acadêmica na UFMS. 
 
Os grupos de pesquisa dos professores permanentes que têm sua página na WEB são conectados à página do Programa. Informações acadêmicas e administrativas circulam através de lista de discussão enviada aos e-mails de toda a comunidade do PPGLinC – professores e estudantes –, além de informações sobre eventos, reuniões, procedimentos administrativos etc.
 
Como de praxe, as versões finais das teses e dissertações do PPGLinC estão disponibilizadas em meio físico e eletrônico na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa,<www.bibliotecadigital.ufba.br>, assim como é do interesse do PPGLinC que sejam também parte do Repositório UFBA <www.repositorio.ufba.br>. Ainda nessa postura de democratização irrestrita do conhecimento, muito em breve, todas as dissertações e teses, nas suas versões completas, também estarão disponibilizadas na página eletrônica do Programa.
 
Uma outra estratégia, para que se possa aprofundar na busca por visibilidade do PPGLinC no Brasil e exterior, é o lançamento das versões em língua estrangeira do site, em inglês e espanhol, o que, certamente, colocará o Programa no mesmo patamar de programas de maior porte no País. Tal estratégia alinha-se, naturalmente, com o objetivo de internacionalização do Programa, com vistas a atrair, para os quadros do Programa, tanto docentes, quanto discentes estrangeiros, em especial dos países que carecem de cursos qualificados de PG em Letras como muitos na África, América Latina e outras regiões menos favorecidas do planeta. 
 
É intenção também incentivar publicações dos docentes em língua estrangeira, solicitando que seja autorizada a disponibilização de artigos e/ou capítulos de livros (também em língua portuguesa) para download gratuito a partir do site. Para tal, a Pró Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) disponibiliza edital para ressarcimento de despesas com tradução e revisão de trabalhos em língua estrangeira submetidos em periódicos estrangeiros. Ainda, o Núcleo Permanente em Extensão em Letras – NUPEL – oferece serviços de tradução e revisão de textos acadêmicos produzidos por docentes e discentes do ILUFBA, para as línguas espanhola e inglesa.
 
A Revista Estudos Linguísticos e Literários, com Qualis B2, conta com dois professores do PPGLinC como editor-chefe e editor adjunto. A revista publica anualmente dois números ordinários, sendo um dedicado aos estudos literários, no primeiro semestre, e outro dedicado aos estudos linguísticos, no segundo semestre. Some-se, ainda, um número temático especial, publicado no fim do ano. Todos os números estão disponíveis online no endereço https://portalseer.ufba.br/index.php/estudos, hospedados no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Seu Conselho Editorial é diverso e atende às exigências de avaliação do sistema Qualis.
 
É intenção do PPGLinC intenção continuar com a política de apoio e(ou) patrocínio ao máximo de eventos promovidos por professores e(ou) alunos do Programa. Editais específicos têm sido divulgados para diárias, sobretudo para os discentes do PPGLinC, como antes informado. 
 
Com o maior diálogo entre programas de PG em Letras, almeja-se dar mais visibilidade ao PPGLinC, aliando-se a outros programas do Brasil e exterior (a começar pelos programas da região Nordeste) na organização conjunta dos mais variados eventos que envolvam docentes e discentes, incluindo aqueles de projetos de pesquisa, no sentido de, quem sabe, além de fazer cada vez mais presente o PPGLinC, tirar programas de PG em Letras de uma trajetória histórica de isolamento, fomentando, assim, uma prática permanente de diálogo e cooperação entre programas de Letras de todos os cantos do País. 
 
As inscrições e o trânsito de informações das seleções do PPGLinC são realizadas desde de 2014 através do sistema SIPOS <www.sipos.ufba.br>, o que permite visibilidade e acessibilidade remota a candidatos nacionais e estrangeiros. Todo o processo de inscrição, envio de documentação e pagamento de taxas são absorvidos pelo sistema, inclusive o processo de avaliação pelas bancas examinadoras, que podem racionalizar o tempo e emitir com segurança e rapidez seus pareceres, nas fases em que não se envolvam arguições ou entrevistas.

 

Português, Brasil