Quarta edição do Seminário da CPCLP - 9 a 14 de novembro

Quarta edição do Seminário da CPCLP será online e gratuita
 
O evento acontece de 9 a 14 de novembro e reúne grandes nomes da literatura e do ensino de diversos países de língua portuguesa, além de representantes de projetos sociais. O tema central do seminário em 2020 é a educação
 
A 4ª edição do Seminário "A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação", organizado pela Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), já tem data marcada. O evento acontece de 9 a 14 de novembro em uma plataforma digital e gratuita.
 
Em 2020, o seminário se volta para os professores das escolas públicas e privadas, de países e comunidades de língua portuguesa. O evento reúne autores, editores, acadêmicos, especialistas e representantes de projetos sociais para debater o tema Educação. O evento é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o apoio do Instituto Camões e do Sesc SP, além da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Edusp, FGV, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Oficina de textos e Ordem do Graal da Terra.
 
"Neste momento que estamos vivendo, os debates sempre tão essenciais da CPCLP se tornam ainda mais importantes. Além de permitir o compartilhamento de experiências em tempos tão peculiares, o Seminário sempre é rico em encontros e em apontar caminhos e soluções", explica Fernanda Dantas, gerente de Relações Internacionais da CBL.
O seminário é composto de diversas mesas de debate, que acontecem diariamente, sempre às 11h. Confira a programação completa abaixo.
 
Mesa 1
Ondjaki convida professora Leopoldina Fecaiamale
O escritor angolano indicou a professora Leopoldina Fecaiamale, sua conterrânea, para uma conversa sobre o cenário da educação em Angola na pandemia. Esse encontro versa sobre problemas e soluções experimentados pelos professores de português, no intuito de cruzar vivências brasileiras e angolanas.
Mediação: Marina Toledo
Quando: 9 de novembro, segunda-feira, das 11h às 12h30
 
Mesa 2
Boas práticas de ensino em tempos bicudos
Pensando nos professores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, selecionamos experiências de ensino e ações de estímulo à leitura que dão certo. Com Laerte Breno, educador popular na Unifavela, projeto de preparação de futuros estudantes universitários que atua no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro; Ketlin Santos, mediadora na Biblioteca Caminhos da Leitura, no bairro paulistano de Parelheiros; Welk Ferreira Daniel, professor no Instituto Federal do Paraná; e Volnei Canônica, presidente do Instituto de Leitura Quindim.
Mediação: Francis Manzoni
Quando: 10 de novembro, terça-feira, das 11h às 12h30
 
Mesa 3
Ensino de português e a questão da leitura: experiências em Moçambique, Brasil e Timor Leste
Esse encontro pretende abordar as relações entre o ensino da língua portuguesa e a formação de leitores. Com José Castilho Marques Neto, docente na FCL-UNESP, editor, gestor público e consultor na JCastilho - Gestão&Projetos - Livro-Leitura-Biblioteca; Dany Wambire, escritor e mediador de leitura em Moçambique e Zelina Roteiro, professora e vice-diretora do ensino básico na Universidade Nacional de Timor-Leste.
Mediador: Cristiano Aguiar, escritor, crítico literário e professor.
Quando: 11 de novembro, quarta-feira, das 11h às 12h30
 
Mesa 4
Educação depois da tempestade
Convidamos dois renomados especialistas em políticas de educação, uma brasileira e um português, a apresentarem projeções sobre o futuro do ensino no mundo depois da pandemia.
A convidada brasileira é Cláudia Costin, professora universitária e gestora pública com experiência como Ministra da Administração e Reforma do Estado, Secretária de Estado da Cultura de São Paulo, Secretária de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e Diretora Global de Educação do Banco Mundial. Atualmente, desenvolve mapeamento de práticas inovadoras na Educação em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, e a Universidade de Harvard. O convidado português é Pedro Cunha, licenciado e mestre em Psicologia Educacional e diretor do programa Gulbenkian Conhecimento, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal.
Mediação: Antônio Carlos Sartini
Quando: 12 de novembro, quinta-feira, das 11h às 12h30
 
Mesa 5
Clubes de Leitura
Encontro discute o papel dos clubes de leitura no futuro do livro e das literaturas de língua portuguesa, com Juliana Gomes, uma das criadoras do projeto Leia Mulheres; Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do Clube de Leitura Quindim; e Denise Guilherme, curadora n'A Taba, clube de livros infantis.
Mediação: Isabel Lopes Coelho
Quando: 13 de novembro, sexta-feira, das 11h às 12h30
 
Mesa 6
Educação em terras indígenas
Tema urgente na agenda brasileira, a situação atual dos povos originários é discutida nesse encontro a partir do contexto das escolas nos territórios demarcados. Em um cenário de pandemia e constantes invasões das reservas, buscamos conhecer qual é a importância da língua portuguesa para os grupos étnicos brasileiros. Com Wevito Ashaninca, professor especialista em educação nos territórios dos povos originários, e Cristino Wapichana, músico, compositor e premiado escritor do povo Wapichana, autor de A Boca da Noite.
Mediação: Marina Herrero
Quando: 14 de novembro, sábado, das 11h às 12h30
 
Saiba mais:
4º Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação
Quando: 9 a 14 de novembro, sempre às 11h
Onde: Youtube do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc: 
Aberto ao público.
Sobre a CPCLP
A Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa é um órgão da Câmara Brasileira do Livro (CBL) formado por editores, professores e agentes culturais. Em atividade desde 2016, a comissão tem por objetivo estimular e fomentar ações de promoção da língua portuguesa, em diálogo com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em sua atuação, tem recebido apoio de importantes entidades culturais, universidades, órgãos governamentais, consulados e, sobretudo, pessoas que trabalham pela valorização desse idioma e tem nele sua profissão.
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