Dúvidas Frequentes

O discente deve dar entrada no pedido de aproveitamento de estudos na SUPAC <https://supac.ufba.br/>,
O processo deve ser instruído com: 1. requerimento, 2. histórico escolar. Devendo ser apontada a disciplina objeto do aproveitamento.

Se a disciplina for de outro programa de pós-graduação o discente deverá providenciar, além dos documentos citados acima, a ementa da disciplina e o parecer do orientador sobre o aproveitamento.

O aludido parecer deverá indicar quais disciplinas poderão ser aproveitadas, relacionando a disciplina cursada (externa ao programa) com a que poderá ser aproveitada (do programa).

Saiba mais em: http://www.ppglinc.ufba.br/sites/ppglinc.ufba.br/files/resolucao_aprovei...

A comprovação para creditação de publicação deverá ser devidamente documentada e anexada ao Formulário de Crédito de Publicação Discente, disponível no site do PPGLinC (clique aqui para baixar o fomulário) e parercer do orientador(a).

A documentação deverá ser entregue impressa à Secretaria da Pós-Graduação em Língua e Cultura, para apreciação do Colegiado.

 

Fonte: http://www.ppglinc.ufba.br/sites/ppglinc.ufba.br/files/resolucao_04.2019...

http://www.ppglinc.ufba.br/sites/ppglinc.ufba.br/files/resolucao_12_2011...

O discente deverá dar entrada no pedido de Dilatação do Prazo para Defesa na SUPAC <https://supac.ufba.br/>,

O processo deverá ser instruído com: 1. requerimento, 2. histórico escolar  e 3. parecer do orientador.

O discente poderá incluir outros documentos quando julgar necessário.

O discente deve dar entrada no pedido de Dispensa de Tirocínio Docente na SUPAC <https://supac.ufba.br/>,
O processo deve ser instruído com: 1. requerimento, 2. histórico escolar, 3.declaração da entidade que atua ou atuou como docente, 4. ementa(s) da(s) disciplina(s) lecionada(s), 5. O discente deverá ainda incluir no processo parecer de seu orientador sobre a dispensa.

É possível incluir outros documentos comprobatórios quando julgar necessário.

 

A duração para o curso de Doutorado é de 48 meses. Para obter o título de Doutor(a) em Língua e Cultura a(o) aluna(o) deverá manter coeficiente de rendimento igual ou superior a 5,0, cumprir o total de 8 (oito) créditos em disciplinas e atividades obrigatórias, 16 (dezesseis) em disciplinas optativas, ser aprovado em tirocínio docente orientado ou estágio docente orientado, pesquisa orientada, crédito de produção e exame de qualificação e ser aprovado na defesa da tese.
 
A duração para o curso de Mestrado Acadêmico é de 24 meses. Para obter o título de Mestra(e) em Língua e Cultura a(o) aluna(o) deverá manter coeficiente de rendimento igual ou superior a 5,0, cumprir o total de 8 (oito) créditos em disciplinas e atividades obrigatórias, 8 (oito) créditos em disciplinas optativas, ser aprovado tirocínio docente orientado, pesquisa orientada, crédito de produção e exame de qualificação e ser aprovado na defesa da dissertação.
 

Os relatórios das atividades: estágio docente, tirocínio docente e de bolsista CAPES deverão ser entregues na secretaria da pós-graduação até a segunda semana de aula do semestre posterior à realização da atividade.

Pesquisa orientada o orientador deverá lançar as informações no SIGAA, sem a necessidade de entrega de relatório na secretaria.
 

Relatório FAPESB é de responsabilidade da FAPESB.

Os horários das disciplinas aparecem no comprovante de matrícula em formato de código. Exemplo: 3T234.

Para interpretar este código é preciso saber que:

O primeiro algarismo representa o dia da semana, desta forma temos: 2 para segunda-feira, 3 para terça-feira, 4 para quarta-feira, 5 para quinta-feira e 6 sexta-feira.

O segundo algarismo representa o turno, assim temos M para manhã e T para tarde.

Os demais códigos representam os horários, assim temos 1 para o primeiro horário, 2 para o segundo horário e assim sucessivamente.

No código dado como exemplo (3T234) temos: terça-feira, à tarde, segundo terceiro e quarto horários.

A realização da prestação de contas é obrigatória no Sistema de Concessão de Passagens e Diárias -SCPD.

Para a prestação de contas, o servidor deverá apresentar, no prazo máximo de cinco dias, contados do retorno da viagem:

  1. Original ou segunda via dos canhotos dos cartões de embarque, ou recibo do passageiro obtido quando da realização do check in via internet, ou declaração fornecida pela empresa de transporte (Portaria 505/2009, Art. 4º - MP).
  2. Relatório de viagem (clique aqui)
  3. Nos casos de reembolso de passagens rodoviárias, além dos comprovantes de embarque, deve ser apresentado o comprovante de pagamento em nome do proposto

 

Fonte: https://fomentopropg.ufba.br/prestacao-de-contas

PROCEDIMENTOS PARA DEFESA

 

  1. Prazos para Depósito de Dissertação/Memorial/Tese em Versão para Defesa e Designação de Data de Defesa: os cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia possuem duração de 24 (vinte e quatro) e 48 (quarenta e oito) meses, respectivamente, contados a partir do 1º (primeiro) dia de aula do semestre de ingresso do(a) Discente. Para Depósito de Dissertação/Memorial/Tese em Versão para Defesa e Depósito de Material para Exame de Qualificação, o(a) Discente deverá atentar aos seguintes prazos:

 

  1. Mestrado: até 30 (trinta) dias antes da data de Defesa, para Depósito de Dissertação em Versão para Defesa. A designação da data de Defesa deverá respeitar a disponibilidade de salas e o prazo de duração do curso que, conforme o REGPG, é de 24 (vinte e quatro) meses.

 

  1. Doutorado: até 60 (sessenta) dias antes da data de Defesa para Depósito de Tese em Versão para Defesa. A designação da data de Defesa deverá respeitar a disponibilidade de salas e o prazo de duração do curso que, conforme o REGPG, é de 48 (quarenta e oito) meses.

 

  1. Exame de Qualificação: Consultar REGULAMENTO INTERNO do PPGLinC. Art. 21. (QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO) e Art. 29. (QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO)

 

  1. Depósito de Dissertação/Memorial/Tese em Versão para Defesa: em observância aos prazos regulamentares dispostos no item anterior, o(a) Discente deverá depositar, na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras, a seguinte documentação:

 

  1. Formulário de Indicação de Banca Examinadora, devidamente preenchido e assinado pelo(a) Professor(a) Orientador(a), sem lacunas e abreviações, inclusive quanto à indicação dos membros Suplentes. Os membros Suplentes também deverão ter disponibilidade na data marcada, visto que, na impossibilidade de participação de um membro Titular, aqueles serão convidados a integrar a Banca, em ordem de prioridade previamente designada. O Formulário será inserido em pauta de Reunião do Colegiado do Programa ao qual o(a) Discente está vinculado(a), a fim de que a constituição da Banca Examinadora seja aprovada. Os formulários podem ser baixados nos seguintes links: Formulário de Banca de Qualificação e Defesa de Mestrado, Formulário de Banca de Qualificação de Doutorado, Formulário de Banca de Defesa de Doutorado

 

  1. Formulário CAPES preenchido pelo(a) Discente, inclusive os não-bolsistas  (exceto em caso de Exame de Qualificação). Disponível em: Formulário CAPES para defesa

 

  1. Formulário de Requerimento de Defesa preenchido pelo(a) Discente, pleiteando que a(o) Dissertação/Memorial/Tese seja submetida(o) a julgamento pela Banca Examinadora indicada (exceto em caso de Exame de Qualificação) Disponível em: Requerimento De Defesa

 

  1. Parecer do(a) Professor(a) Orientador(a) atestando que o material apresentado referente à(ao) Dissertação/Memorial/Tese ou Exame de Qualificação, se encontra em condições de julgamento;

 

  1. Histórico Escolar atualizado, que deverá ser analisado junto ao(à) Professor(a) Orientador(a) para verificação do cumprimento dos componentes curriculares exigidos para submissão do(a) Discente à julgamento. Caso sejam identificadas pendências, o(a) Discente não poderá realizar Defesa de Dissertação/Memorial/Tese ou Exame de Qualificação até que as mesmas sejam solucionadas;

 

  1. Exemplar Digital em formato PDF de Dissertação/Memorial/Tese em Versão para Defesa ou Material para Exame de Qualificação, que deverá ser enviado para o E-mail: exemplares.ppglinc@gmail.com
  • O assunto do e-mail deve seguir o formato “Nome Completo - Nível – Programa – Ano
  • Exemplares Impressos deverão ser enviados somente se for solicitado pelos membros da Banca Examinadora ou caso o(a) Professor(a) Orientador(a) julgar necessário. Confirmada a necessidade, o envio de Exemplares Impressos é de inteira responsabilidade do(a) Discente.
     
  1. Depósito de Material para Exame de Qualificação: consultar REGULAMENTO INTERNO do PPGLinC. Art. 21. (QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO) e Art. 29. (QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO)

 

  1. Realização de Defesa de Dissertação/Memorial/Tese e Exame de Qualificação:

 

  1. As Defesas serão realizadas, prioritariamente, na Sala de Defesas do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, podendo ser alocadas em outras salas do prédio ou dos Pavilhões de Aulas do Campus de Ondina. As defesas não poderão ser marcadas em dias de quarta feira, pois o Colegiado aloca as discplinas obrigatórias nesta sala nas quartas;

 

  1. O(a) Discente deverá comparecer ao local designado com, ao menos, 01 (uma) hora de antecedência do horário marcado para a Defesa;

 

  1. A Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras dispõe de projetores que serão concedidos sob responsabilidade do(a) Discente no que tange à retirada, instalação, desinstalação e devolução do equipamento. Quanto aos aparelhos de notebook, orienta-se que o(a) Discente utilize equipamento eletroeletrônico próprio;

 

  1. É permitida a realização de Defesas via videoconferência ou transmissões diversas via internet, entretanto, o Instituto de Letras não dispõe de técnicos de informática para dar suporte à atividade. Orienta-se que seja feito um teste prévio, a fim de que a transmissão seja bem-sucedida;

 

  1. Os documentos administrativos relativos à Defesa deverão ser conferidos e assinados pelo(a) Professor(a) Orientador(a) no momento do recebimento. As Declarações de Participação serão entregues aos membros da Banca Examinadora pelo(a) Presidente da Sessão, após o término da Defesa.

 

PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA

 

  1. Depósito de Dissertação/Memorial/Tese em Versão Definitiva: na hipótese de aprovação de Dissertação/Memorial/Tese em Versão para Defesa, o(a) Discente terá o prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data de Defesa, para efetuar eventuais ajustes que forem sugeridos pela Banca Examinadora e realizar o Depósito de Dissertação/Memorial/Tese em Versão Definitiva na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras, em conjunto com a seguinte documentação:

 

  1. 01 (um) Exemplar de Capa Dura, encadernado conforme as seguintes especificações:

 

  1. Lombada: contendo nome do(a) autor(a), título da obra e subtítulo (se houver), nível do curso (Mestrado ou Doutorado), local (Salvador) e ano de Defesa;
     
  2. Capa: na cor vinho, com letras douradas, contendo nome e brasão da Instituição, nome completo do(a) autor(a), título da obra, subtítulo (quando for o caso), número de volumes (se houver mais de um), local (Salvador) e ano de Defesa;
     
  3. Folha de Rosto: contendo nome da Instituição, nome completo do(a) autor(a), título da obra, subtítulo (quando for o caso), número de volumes (se houver mais de um), local (Salvador), ano de Defesa, natureza do trabalho (Dissertação ou Tese), grau pretendido (Mestre ou Doutor), área de concentração, nome do(a) Professor(a) Orientador(a).
  4. Ficha Catalográfica no verso da Folha de Rosto.

 

  1. Parecer do(a) Professor(a) Orientador(a) atestando que o material apresentado referente à Dissertação/Memorial/Tese em Versão Definitiva encontra-se em condições de publicação;

  

  1. 01 (um) CD contendo: 1. Exemplar Digital em formato PDF de Dissertação/Memorial/Tese em Versão Definitiva, gravado em um único arquivo composto de capa, páginas pré-textuais e texto e 2. Ficha Catalográfica, que deve constar no verso da Folha de Rosto, de modo a possibilitar a identificação do trabalho através das informações descritas. Deve ser gerada pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia através do link: https://sibi.ufba.br > Produtos e Serviços > Modelo de Ficha Catalográfica (Geração Automática) > Faça sua Ficha Catalográfica; ou pelo link direto: http://www.sibi.ufba.br/node/55#overlay-context=

O CD deve ser entregue em envelope de papel com etiqueta contendo informações de identificação;

 

  1. 02 (duas) Cópias do Termo De Autorização Para Publicação Digital, devidamente preenchidas e assinadas http://www.ppglinc.letras.ufba.br/formularios;

 

  1. 02 (duas) Cópias do Cadastro De Informações Para Publicação Digital, devidamente preenchidas e assinadas http://www.ppglinc.letras.ufba.br/formularios;

 

  1. Formulário de Solicitação de Diplomas e Certificados http://www.ppglinc.letras.ufba.br/formularios;

 

  1. Cópia Simples do RG ou outro documento oficial com foto que conste a naturalidade do solicitante.

 

  1. Depósito de Dissertação/Memorial/Tese em Versão Reformulada: caso a Banca Examinadora decida pela Reformulação de Dissertação/Memorial/Tese, o(a) Discente terá o prazo de 60 (sessenta) dias (art. 99, REGPG) contados da data de Defesa, para a reformulação do material apresentado. A(o) Dissertação/Memorial/Tese em Versão Reformulada deverá ser enviada(o) ao(à) Professor(a) Orientador(a) para análise e emissão de Parecer. O Parecer deve ser assinado pelo(a) Professor(a) Orientador(a) e nele deve constar aprovação ou reprovação do material reformulado. Na hipótese de aprovação, o(a) Discente deverá realizar Depósito de Dissertação/Memorial/Tese em Versão Definitiva na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras, conforme orientações do item anterior. No caso de reprovação do material reformulado, o(a) Discente poderá submeter-se à julgamento por nova Banca Examinadora, a ser designada pelo(a) Colegiado do Programa ao qual o(a) Discente está vinculado(a), dentro do prazo máximo de seis (06) meses para Mestrado e de um (01) ano para Doutorado (art. 98, REGPG).

 

  1. Conclusão de Curso: após cumpridas as exigências relacionadas ao Depósito de Dissertação/Memorial/Tese em Versão Definitiva pelo(a) Discente, a Secretaria da Pós-Graduação do Instituto de Letras procederá aos seguintes trâmites*:
  1. Homologação da Ata de Defesa de Dissertação/Memorial/Tese em Reunião do Colegiado do Programa ao qual o(a) Discente está vinculado(a);
     
  2. Criação de Processo de Primeira Via de Diploma em nome do(a) Discente no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da Universidade Federal da Bahia;
     
  3. Envio de Dissertação/Memorial/Tese em Versão Definitiva para depósito na Biblioteca Universitária Reitor Macêdo Costa, conforme exigência do Art. 1º, Portaria nº 332/2002, da Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

 

 

*Caso sejam identificadas pendências ou o não cumprimento de qualquer exigência concernente ao Regulamento de Ensino de Pós-Graduação stricto sensu (REGPG) da Universidade Federal da Bahia e demais normas correlatas, os procedimentos de Conclusão de Curso serão interrompidos até que a situação acadêmica do(a) Discente seja regularizada.

**O acompanhamento eletrônico do Processo de Primeira Via de Diploma através do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da Universidade Federal da Bahia é de inteira responsabilidade do(a) Discente, bem como a retirada do Diploma na Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC).

 

O discente deve dar entrada no pedido de Prorrogação do Prazo para Defesa na SUPAC <https://supac.ufba.br/>.

O processo deverá ser instruído com os seguintes documentos: 1. requerimento, 2. histórico escolar, 3. parecer do orientador e 4. parte da tese ou da dissertação escrita até o momento (em mídia ou impresso).

É de responsabilidade do discente providenciar os documentos citados acima.

O discente poderá incluir outros documentos comprobatórios quando julgar necessário.

O discente deve dar entrada no pedido de trancamento na SUPAC <https://supac.ufba.br/>, no período indicado no calendário acadêmico vigente.

Disponivel no site <https://supac.ufba.br/calendario-academico-0>

O processo deverá ser instruído com: 1. histórico escolar, 2. requerimento.

O discente poderá incluir outros documentos comprobatórios quando julgar necessário.

O discente deverá dar entrada no pedido de Trancamento Total do Semestre na SUPAC <https://supac.ufba.br/>,

O processo deverá ser instruído com: 1. requerimento, 2. histórico escolar  e 3. parecer do orientador.

O discente poderá incluir outros documentos quando julgar necessário.