Infraestrutura

O PPGLinC passou, em 2016, por uma completa reforma de suas instalações, com que se construiu uma nova sala de defesas, nova secretaria, novas salas para a administração e aulas, todas climatizadas e com equipamentos didático-pedagógicos e informáticos. Atualmente, na Secretaria da Pós-Graduação em Letras, que atende a três programas (PPGLinC/PPGLitCult/PROFLETRAS), atuam cinco servidores técnico-administrativos. O quadro de servidores foi renovado com a contratação de dois novos servidores para atender às demandas de atividades administrativas dos programas. A secretaria também foi contemplada com um estagiário, oriundo do curso de Letras da UFBA, com bolsa de permanência estudantil.
 
Além do espaço da secretaria, Os Programas de Pós-Graduação em Letras conta com uma sala de reuniões, com capacidade para 10 pessoas, que pode ser usada também para orientações, reuniões de grupos de pesquisa e aulas, 2 salas de coordenação, sendo uma compartilhada entre o PPGLinC e o PPGLitCult e outra destinada ao PROFLETRAS, e 4 salas de aula, todas refrigeradas, com projetor digital de multimídia e computadores portáteis disponíveis na secretaria para uso dos docentes em aula. Uma das salas é destinada às defesas de trabalhos de conclusão e tem capacidade para 35 pessoas. Todas as salas foram reformadas e possuem cabo de conexão rápida à internet e rede banda larga sem fio aberta para uso de estudantes e professores.
 
Uma das salas destinadas aos PPGs de Letras é denominada LABIMAGEM, com capacidade para 80 pessoas, preparada para exibição audiovisual, com isolamento acústico, equipamentos de som e equipamentos multimídia de projeção, em que ocorrem palestras, conferências e atividades com um grande número de participantes. 
O Instituto de Letras da UFBA montou em 2018 um moderno laboratório de informática, com 25 computadores de última geração, para utilização tanto pela Graduação quanto pela Pós-Graduação, em que podem ser desenvolvidas atividades de ensino, realizar etapas de pesquisa e consultas à internet.
 
Os grupos de pesquisa integrados ao Programa de Pós-Graduação dispõem de instalações, no Anexo de Letras, integralmente equipadas com recursos de informática, acesso à Internet em todos os computadores, além de redes intranet, bibliotecas especializadas, nomeadamente com acervos sobre história da língua, variação linguística, periódicos, material de referência, como um largo conjunto de dicionários, nas quais trabalham conjuntamente docentes e discentes (graduação e pós-graduação).
 
O Acervo de Manuscritos Baianos, hoje no Centro de Estudos Baianos, na Biblioteca Universitária Reitor Macêdo Costa, continua sendo o laboratório para as aulas e pesquisas que envolvam documentação manuscrita dos séculos XVIII a XX, funcionando, também, como Laboratório do Curso de Arquivística (Instituto de Ciência da Informação), de Letras e de História. Alguns grupos de pesquisa dispõem, também, de expressivo acervo de documentação digital de textos históricos, do século XIII ao XVI.
 
Além dos acervos da Biblioteca Universitária Reitor Macêdo Costa, existem duas bibliotecas específicas vinculadas diretamente a grupos de pesquisa vinculados ao PPGLinC. Um deles é a biblioteca do grupo Studia Philologica, que acolhe, entre outras, a biblioteca particular do professor Nilton Vasco da Gama; e a biblioteca Ilza Ribeiro, que acolhe a biblioteca particular da professora Ilza Ribeiro, uma dos grandes nomes dos estudos gerativistas da UFBA e falecida em 2017. Ambas bibliotecas funcionam no segundo andar do prédio Anexo do Instituto de Letras e seu acesso é restrito devido à raridade de algumas obras. Porém, todos os membros do corpo docente e discente do Instituto de Letras, seja no âmbito da Graduação, seja da Pós-Graduação, podem ter acesso ao material bibliográfico mediante agendamento.
 
Todo o acervo das Bibliotecas da UFBA está informatizado e pode ser acessado online.
Todos os computadores do PPGLinC estão conectados à Internet, o que representa a ampliação virtual e eficaz do acervo bibliográfico de base material, especialmente no que se refere a periódicos especializados, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES.
 
A UFBA possui eficiente rede de fibra ótica própria, abarcando todas unidades de ensino e pesquisa, fato que, associado à constante aquisição de equipamentos de informática (recursos dos projetos de pesquisa), faz com que o PPGLinC possa ser considerado exemplar, na disponibilidade de recursos de informática. Com as reformas programadas, está planejada a substituição de alguns computadores desktop por notebooks, no sentido de apoiar professores e alunos no desenvolvimento de suas pesquisas e nas atividades diárias de sala de aula.

 

Português, Brasil